segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Meu livro preferido é... AS BRUMAS DE AVALON


BRADLEY, Marion Zimmer
"As Brumas de Avalon"
(Imago)

“Todas as mulheres são, na verdade, irmãs para a Deusa” (Marion Zimmer Bradley, As Brumas de Avalon).

"Acredito que o livro As Brumas de Avalon, da escritora norte-americana Marion Zimer Bradley, tenha se tornado um dos meus livros preferidos no momento em que percebi a força das personagens femininas desta envolvente história. Em minha opinião, a autora soube com muita competência, criar personagens femininas com características distintas, pontos de vista e objetivos completamente diferentes, mas todas elas dotadas de  forte personalidade e capazes de lutar por seus ideais. Outro aspecto interessante nesta obra é que Marion reflete sobre a condição feminina no início da Idade Média abordando temas como casamento por conveniência, homossexualismo, liberdade sexual e aborto, que eram bastante discutidos na época em que o livro foi escrito, nos meados da década de oitenta. Os excertos abaixo exemplificam a reflexão de Bradley sobre a questão da liberdade sexual e do casamento por amor e não por conveiência:

“E por um momento de paixão iria arrastá-lo a um compromisso para toda a vida? Os costumes das fetas tribais eram mais sinceros, um homem e uma mulher que tivessem o sol e o luar no sangue podiam juntar-se, como queria a Deusa, e mais tarde, se o desejassem, morar juntos e criar filhos, depois pensava-se em casamento. Sabia, no fundo do coração, que não tinha realmente vontade de casar-se com Lancelote, ou qualquer outro. (BRADLEY, 2008, p.98-99).

“O que estou fazendo? Será apenas por ter me falado em nome da Deusa, de sacerdote a sacerdotisa? Ou será apenas porque, quando ele me toca, ou me fala, eu me sinta mulher e viva novamente, depois de todo este período em que me senti velha, estéril, semimorta, neste casamento com um homem morto e uma vida morta? (...) Pensou num desafio: Sou uma sacerdotisa, meu corpo é meu, para ser dado em homenagem a ela!”
(BRADLEY, 2008, p. 145).

Além da discussão sobre o papel da mulher na Idade Média, que nos possibilita uma reflexão sobre a condição da mulher na atualidade, com “As Brumas de Avalon”, Marion Zimmer Bradley nos apresenta um mundo diferente, repleto de crenças, onde a magia se une à religião e onde o Cristianismo e o Paganismo dividem o mesmo espaço. Em síntese, todos estes elementos distintos e, até controversos, contribuíram para tornar esta  obra fascinante e tão atual, apesar de retratar uma época remota e de ter sido lançada há mais de três décadas."


"- Fernanda Mellvee é graduanda em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas - pela UFRGS. Escritora e poetisa, integra a Oficina de Iniciação à Criação Literária da Sapere Aude! Livros desde março de 2013. Seus principais interesses são a História, a Mitologia e a Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário