sexta-feira, 2 de maio de 2014

Você sabe?!?... O MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS



por Mires Batista Bender
Cartaz original do filme

Ao completar 73 anos de sua primeira exibição, que ocorreu em maio de 1941, Cidadão Kane, de Orson Welles, continua sendo considerado por críticos e diretores cinematográficos, o melhor filme de todos os tempos.

Talvez seja impossível apontar a melhor peça cinematográfica já produzida. Ter-se-ia de levar em conta uma infinidade de fatores, começando por encontrar a resposta para  questões como: o que define uma obra de arte? Quais são os critérios para se decidir qual obra é mais interessante ou mais profunda do que outra, seja ela cinematográfica, pictórica, literária ou musical?

O fato é que, sete décadas após sua estreia em Nova York, Cidadão Kane (título original: Citizen Kane) ainda circula por toda parte e espalha o mistério de sua trama que fascina cineastas e expectadores até os dias de hoje, contando a dramática trajetória de um magnata da imprensa norte-americana.

Diversos críticos analisam os efeitos inovadores das técnicas empregadas por Orson Welles, como o uso de lente grande-angular, que oferece um campo visual maior e com mais profundidade; os enquadramentos em câmera baixa; os cenários com teto; os longos planos-sequência e a relação direta entre atores e cenário. Todos concordam que, com o uso desses recursos, o cinesta americano colocou em evidência a própria narrativa, provocando uma mudança radical no modo de pensar o cinema. 

O BFI – British Film Institute, realiza a cada dez anos, desde 1952, uma pesquisa para saber qual o melhor filme do mundo. São entrevistados diretores e críticos de cinema. Na consulta realizada em 2002 estavam, entre os críticos ouvidos, os britânicos Barry Norman e Jonathan Ross e o norte-americano Roger Ebert. Entre os diretores, destacavam-se Quentin Tarantino, Sam Mendes e Bernardo Bertolucci. A pesquisa é considerada uma referência pela indústria cinematográfica e Cidadão Kane liderou nos últimos 50 anos.

Cena de "Cidadão Kane" (1941)
O AFI – American Film Institute, confirmou a preferência pelo filme de Welles, em pesquisa realizada em 2007. A obra foi eleita a partir de uma lista de 400 longa-metragens, escolhidos por 1.600 personalidades, na maioria representantes da indústria cinematográfica, intelectuais e um espectador de cada estado norte-americano.

Pela primeira vez, na pesquisa realizada em 2012, Cidadão Kane deixou o topo da lista e deu lugar a Um corpo que cai (título original: Vertigo) de Alfred Hitchcock (de 1958).
  

O melhor filme de todos os tempos provavelmente não exista, como também não deve existir a melhor música, a melhor pintura ou o melhor livro. Pode-se declarar, com segurança, é que Cidadão Kane legitimou o cinema como forma de arte e, após décadas de renovações narrativas e tecnológicas, esta grande obra vem resistindo aos testes do tempo.




* Mires Batista Bender, doutora em Letras pela PUCRS, acredita que as palavras são magia e fez delas seu ofício. Professora de línguas e Literatura criou o primeiro fã-clube de escritor para homenagear a união entre seus maiores prazeres: pessoas e poesia. Interessada e curiosa por todos os temas que fazem fluir o poético, conversa sobre eles nesta coluna...

6 comentários:

  1. Levando em consideração a credibilidade da Doutora blogueira,
    despertou em mim, vontade de buscar nos arquivos e assistir
    o filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Miriam, O filme vale a pena. Quem sabe tu nos ajudas a decifrar o enigma "Rosebud", que o Cidadão Kane propõe!

      Excluir
  2. Orson Welles, gênio das artes dramáticas, mostrou a solidão do poder e a angústia do ser humano em linguagem precursora na 7ª arte. Uma obra densa, para ser vista e revista.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jader! Orson Welles, além de super competente foi uma figura interessantíssima. Oportunamente, pretendo falar sobre o filme que ele fez no Brasil, nos anos 40.

    ResponderExcluir
  4. Palavras realmente são magia, tão bem executada por essa feiticeira das letras. Espero ver o tema "mágica" por aqui uma sexta-feira dessas :)

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Mel! Teu desejo me lembra de abordar um dos temas de que mais gosto. Será um prazer. Aguarde!

    ResponderExcluir