terça-feira, 22 de julho de 2014

Com a palavra... JOÃO UBALDO RIBEIRO

"Não sei como esses livros venderam tanto, não faço ideia, as coisas não acontecem repentinamente. Estou com 71 anos, escrevo há praticamente cinco décadas, até mais na verdade, porque acho que meu primeiro conto foi publicado quando eu tinha 17 anos, em 1958, não tenho certeza. Mas, de qualquer forma, são 50 anos. Então nada acontece subitamente.

Para quem tomou conhecimento de minha existência agora, parece que as coisas aconteceram rápido. Para quem lê biografias também. Fulano de tal nasceu em tanto de tanto de tanto, aos 18 anos ingressa na faculdade de tal, forma-se... Mas o que tem no meio do caminho as pessoas não leem, parece tudo fácil, uma transição não traumática. Enfim, eu não sei, não aconteceu de repente, então, nunca houve impacto. Sempre gostei que meu livro vendesse, mas nunca fui um sucesso estrondoso, acho eu. Aliás, acho não, nunca fui. Então, já tive livros que ficaram muitos anos em listas de mais vendidos — mas não estourando. Tenho essa sensação, que estouro nunca fui. Mas talvez por eu escrever em jornal, isso me popularize um pouco, amplie o número de leitores, não sei explicar."


João Ubaldo Ribeiro, falecido recentemente (18 de julho de 2014), foi um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX. Suas mais importantes obras, como "Sargento Getulio" e "Viva o Povo Brasileiro", foram sucesso de vendas no Brasil e no exterior. Era membro da Academia Brasileira de Letras. Seu tema mais recorrente era a política, tendo como cenário de seuniverso ficcional a Ilha de Itaparica, na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário