quinta-feira, 20 de junho de 2013

Quinn e a era das incertezas


Paul Auster
Paul Auster
Um engano telefônico no meio da noite renderia a maioria das pessoas, na melhor das hipóteses, apenas um leve desconforto de quem é acordado de um sono tranqüilo para nada em especial. Para o escritor estadunidense Paul Auster, contudo, uma voz desconhecida que, por dois dias seguidos, ligou para sua casa em busca de uma agência de detetives deu-lhe o mote para City of Glass, uma das três novelas que compõem sua The New York Trilogy. Nessa obra de Auster, Quinn, um escritor que decidira se afastar do convívio dos amigos após uma tragédia familiar, recebe um telefonema de uma pessoa que procura um detetive de nome Paul Auster, para que ele solucione um caso de vida ou morte. Quinn, que nos últimos tempos ganhava a vida escrevendo anonimamente livros policiais, decide então, depois de três noites sucessivas de insistência de seu interlocutor, responder afirmativamente à solicitação da pessoa que procura o tal detetive Auster com tamanha urgência e aceita encontrar-se com ela para ajudá-la em seu misterioso caso.

O telefonema que atende, assumindo a identidade de outro em busca de aventuras que sua vida de ermitão urbano não lhe proporciona, funciona em City of Glass como o erro trágico de Quinn. É a partir desse sim impulsivo que o escritor é lançado cada vez mais em um mundo de ficção e afasta-se perigosamente da realidade, até a decadência absoluta.

Tudo em City of Glass funciona como em um enorme jogo de espelhos – em inglês, a palavra primitiva para espelho era looking glass, uma ilação que o título original sugere e que a tradução para o português ("Cidade de Vidro") não pode conter integralmente. Quinn esconde-se por detrás de um pseudônimo para escrever suas histórias de detetive, William Wilson – por sua vez, nome de um personagem de Edgar Allan Poe em um conto repleto de dubiedades, no qual o protagonista se confronta com um duplo cuja única função parece ser a de pontuar seus defeitos, a de ser sua paródia, sua consciência externalizada. Contudo, Quinn parece inspirar-se em sua própria criação, Max Work, o personagem de seus livros, no qual projeta o que ambiciona ser e nunca foi. Por essa vontade oculta em sua literatura, Quinn lança-se à aventura de ser Paul Auster – nome do autor de City of Glass, um artifício em nada ególatra por parte do escritor , antes um estratagema para incorporar o leitor ao clima de ambigüidades e incertezas da novela.
 

AUSTER, Paul.
A Trilogia de Nova York.
(Cia. das Letras)
Curiosamente, City of Glass é uma história policial que usa dos estratagemas comuns ao gênero, mas ao mesmo tempo os desafia ao propor um caso que o protagonista não consegue solucionar, tampouco dele fugir. É na tentativa de estabelecer a teia de significações que gira em torno da história dos Stillman que Quinn caminha para sua derrocada pessoal. A relação dos Stillman, pai e filho, é sugerida magistralmente pelo autor no próprio nome de família : Peter Stillman Senior prendera o filho, de mesmo nome, por nove anos em um quarto escuro, sem contato com o mundo exterior, no intuito de comprovar suas teses acadêmicas de um retorno do homem aos estados primitivos de pureza. Ao adentrar nessa história de crueldade paterna, Quinn é levado a revisitar seus próprios fantasmas em relação à paternidade que um dia vivera em outra vida, anterior ao seu isolamento.

É, aliás, a incapacidade de Quinn de sentir-se parte do mundo real que o fizera tornar-se escritor de romances policiais e, posteriormente, o protagonista de uma história que remete à ficção em que encontrava alento nos últimos tempos. Contudo, o caso real vivido por Quinn/Auster não encontra uma solução, antes denota a instabilidade do mundo e as incertezas do ser, as máscaras diversas que o homem contemporâneo é levado a assumir para viver nesse universo de inseguranças e de frágeis verdades.

Como gênero, o romance policial é a exaltação do racional, que desvenda os mistérios por meio da análise do mundo que nos cerca e de sua ordenação lógica. É buscando as rupturas nessa organização do espaço e do tempo que o detetive-protagonista revela o crime em suas razões e o criminoso em seus atos – e por isso as dimensões espacial e temporal são sempre explicitadas em tais histórias. O que Paul Auster propõe em City of Glass, contudo, é uma inovação no gênero que é plenamente coerente com os novos tempos do homem: de que forma desvelar o oculto por meio do racional quando a ordem temporal e espacial são, como as identidades do indivíduo, aparentes e mutáveis, imprecisas e frágeis diante de qualquer tentativa de categorização?


*Texto de Robertson Frizero - escritor, professor de Criação Literária e Mestre em Letras pela PUCRS.













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