terça-feira, 19 de agosto de 2014

Com a palavra...CHUCK SAMBUCHINO

Chuck Sambuchino
"Há cinco erros que a maioria dos escritores cometem, e essas são as formas de evitá-los:


1. Pensar que seu livro vende-se por si só.
Tenho cinco livros publicados com a Simon & Schuster e, acredite: Eles não saíram sozinhos da prateleira. Eu cometi o erro de me tornar complacente e pensar que porque eu tinha uma grande editora por trás do meu trabalho eu não precisava atuar muito na promoção dos livros. Um enorme erro.Vi minha amiga escritora Becky Wicks trabalhar feito uma condenada para promover seu Before He Was Famous e em doze horas depois de abertas as vendas na Amazon ela tinha vendido cerca de quinhentas cópias. Ela tinha trabalhado horrores por meses para criar seu público, interagindo pelo Twitter e Facebook e construindo uma base de fãs do zero. Ela arrasou. Tornou-se minha inspiração para fazer o mesmo.

Se você escreveu um livro e colocou-o na Amazon na esperança de que ele se venderia sozinho, então boa sorte. Se você publicou um livro por uma grande editora e espera que eles façam o trabalho de divulgação por você - boa sorte, também. Você precisa agir como se fosse um autor independente - e bem determinado - se quiser vencer no mercado editorial. Isso significa:
  • Gastar várias horas do dia nas redes sociais, interagindo com os fãs e criando empatia (e isso não significa enfiar seu livro goela abaixo dos leitores e, sim, prover conteúdo de interesse);
  • Estudar marketing e divulgação, aprender tudo o que puder sobre isso — agora!
  • Começar pelo menos seis meses antes do livro ser lançado.

2. Pensar que as pessoas se importam com a sua história de vida.
A não ser que você seja uma celebridade classe A ou tenha feito algo realmente extraordinário a ponto de deixar qualquer um de boca aberta, a não ser que haja um forte atrativo, é um erro imaginar que sua história interessa a alguém que esteja além do seu círculo imediato de parentes e amigos.Já perdi a conta do número de conhecidos que se aproximaram de mim dizendo querer minha ajuda por terem uma "grande ideia que querem transformar em um livro". Invariavelmente é sua história de uma luta contra o câncer / divórcio/ viagem ao redor do mundo. Fico sempre surpreso. Se isso é tão importante para você, escreva, mas não espere que vá vender. E eu adoraria estar errado!



 3. Seguir a moda.
Eu cometi o erro de uma vez escrever um livro  — uma distopia juvenil  — porque me disseram que era o que mais queriam na Feira do Livro de Frankfurt.  Era um bom livro, mas quando terminei de escrevê-lo, adivinhem só? Distopias já eram coisa do passado. É claro que você pode desmentir esta dica escrevendo algo realmente interessante e surpreendente, mas é mais provável que isso não aconteça. Minha sugestão? Escreva a história que você quer ler e não busque pelas tendências de momento. Elas vêm e vão.



4. Esperar sucesso imediato com seu romance de estreia. 
Sim, é claro que isso acontece. De vez em quando. Mas é extremamente raro. Eu estou no quinto livro com a Simon & Schuster e não recebi adiantamentos pelos livros que escrevi. Suspiro. E os adiantamentos nem seriam tão altos assim, para começo de conversa. Meu primeiro livro adulto  —  Come Back To Me  — saiu pela Pan Macmillan e foi o primeiro pelo qual recebi adiantamentos bem antes da publicação, e graças à venda dos direitos para tradução. Eu espero que lá pelo décimo livro eu possa estar ganhando royalties de verdade.



5. Esperar que irá abandonar o emprego assim que vender o seu primeiro livro. Os pagamentos feitos pelo mercado editorial estão encolhendo. Meus pagamentos hoje são menores do que sempre foram. De fato, um editora hoje comprará não mais que um livro seu por ano (se você tiver sorte), seu agente ficará com 15% e os impostos, outros 20-30% - e você ficará com bem menos do que tinha pensado que renderia. Eu mesmo deixei meu emprego, comecei a viajar pelo mundo E então decidi me tornar escritor porque eu nunca pesquisei sobre quanto os escritores realmente ganham. Bah. Como eu sobrevivo financeiramente?
– Escrevo para publicidade;
– Comecei a escrever roteiros para cinema e televisão;
– Cedi meus livros para vendas corporativas/brindes empresariais;
– Eu dou aulas e palestras;
– Eu trabalho feito bicho!
Eu tive que usar minha criatividade e imaginação para encontrar outros meios de ganhar dinheiro, em outras palavras. Faça o mesmo."
 
- Chuck Sambuchino é editor e autor publicado, mais conhecido por seu blog Guide to Literary Agents, um dos mais famosos blogs sobre o mercado editorial. O texto foi originalmente publicado no Writer's Digest (http://www.writersdigest.com/editor-blogs/guide-to-literary-agents/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário