Personagem Norma, em uma das cenas da novela "Insensato Coração"/Rede Globo |
Instigados, nós fomos conversar com quem faz a telenovela no Brasil, nestes últimos anos. Nelson Nadotti, é um dos colaboradores dos autores de Insensato Coração, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, e justamente é responsável pelas falas da personagem Norma na prisão. Confira a seguir:
OUSE SABER! – Você concorda que a narrativa ficcional de televisão tem origem na literatura? Se positivo, por quê?
NELSON NADOTTI - As telenovelas, no Brasil, surgiram na década de 60 seguindo o modelo que era usado nas radionovelas, nada mais que a adaptação do gênero chamado de folhetim. O folhetim veio a público no século dezessete como uma narrativa melodramática, em episódios curtos e recheado de reviravoltas às vezes absurdas, publicada originalmente no rodapé dos jornais franceses. Servia para atrair leitores de um segmento mais popular e menos afeito às notícias em si, daí a pouca profundidade das tramas e a valorização do ritmo.
Como estas narrativas faziam sucesso por aumentar as vendas dos periódicos, acabaram sendo republicadas em forma de livros, e assim chegaram aos dias de hoje. Autores conhecidíssimos, Balzac e Alexandre Dumas entre eles, foram alguns dos que se forjaram esta forma de contar histórias que até hoje cai no gosto de todo tipo de leitor – e de telespectador. Não há telenovela brasileira – tida como das melhores do mundo – que não siga este modelo.
Nelson também nos falou de suas inspirações literárias para a construção do texto da novela, e das leituras utilizadas por Norma durante sua estadia da prisão... Mas isso é assunto para outro post. Aguardem!
Oba, gostei do "a seguir cenas dos próximos capítulos"... Bem novelístico!!! Parabéns pelos textos, mana! O Blog está nota 10!
ResponderExcluir