Mostrando postagens com marcador MEU LIVRO PREFERIDO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MEU LIVRO PREFERIDO. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Meu livro preferido é... O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA

O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriela Garcia Marquez, é uma das mais grandiosas histórias de amor que eu já li. É tão maravilhosamente bem escrita que ela realmente te leva a um outro tempo e faz você se perguntar: "Quanto tempo eu esperaria, ou se esperaria, pelo amor?".



Oprah Winfrey é uma das mais ricas e bem sucedidas mulheres do show business. Começou sua carreira como âncora de telejornal e hoje, além do sucesso alcançado como apresentadora de televisão e empresária, tem uma respeitada carreira como atriz de cinema e capitaneia grandes projetos humanitários, dentre os quais a construção de escolas para meninas na África. Seu Oprah's Book Club, projeto que iniciou ainda quando era apresentadora de televisão, foi responsável por um renascimento dos clubes de leitura nos EUA e impulsionou o mercado editorial por lá.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Meu livro preferido é...O ENCONTRO MARCADO

"Um dos que mais marcaram foi O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, que também foi um dos primeiros livros adultos que li, com 13 anos, fiquei fascinado com as histórias de turma de amigos, de jovens artistas e intelectuais descobrindo a vida, o sexo, o amor, fiquei louco para participar de uma turma daquelas.


- Nelson Motta é escritor, compositor, jornalista, crítico de música e um dos mais importantes produtores musicais do Brasil.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Meu livro preferido é... O ESTRANGEIRO

"Na high school estudamos literatura, e quando se estuda literatura, temos que ler livros. É obrigatório. Por que? Porque a juventude de nosso caloroso país prefere, quase sempre - e eu também preferia - gastar seu tempo em outras coisas, e embora eu já lesse um bocado, preferia escolher eu mesmo os livros que eu iria ler, e sentia uma forte resistência à leitura daqueles livros que algum comitê do Ministério da Educação em Jerusalém nos propunha. Então, não foi surpresa que com O Estrangeiro, de Albert Camus, eu tivesse a sensação de que tinha encontrado um tesouro. Esse livro curto - minha versão tinha apenas cento e cinquenta e oito páginas -, pequeno o bastante para caber na palma da mão de um adolescente, parecesse a escolha certa para um compromisso importantíssimo - ler um livro para o exame de admissão.

Eu abri o livro e li a primeira frase: "Mamãe morreu hoje. Ou talvez, ontem; não tenho certeza." E, ao contrário de Mersault, que nos conta a história, eu posso dizer hoje com muita certeza que essa frase é a mais importante que eu já li. Com um pouco menos de certeza, posso escrever que é também a mais importante que jamais lerei.

Terminei o livro em poucas horas. Fiquei fascinado por ele, e não sabia ao certo a razão. Nenhum livro antes ou depois deixou-me com a sensação de flutuar em um mundo estranho, ainda que meu mundo. Nas semanas que se seguiram à sua leitura, eu peguei o ônibus de número 24 da Ramat Hasharon até a biblioteca central da Universidade de Tel Aviv e li tudo o que encontrei sobre o livro e seu autor, que haviam se tornado parte inseparável de minha vida.

Em poucas ocasiões no quarto de século que se passou desde então, eu perguntei a mim mesmo se eu deveria voltar atrás e reabrir essa porta. E a única resposta que eu tive foi a de que há portas e sóis que nos fascinam independente de nossa vontade."

David Zonsheine
* David Zonsheine é escritor e ativista. Fundador do grupo Courage to Refuse, um grupo de reservistas do Exército Israelense que se recusam a servir em territórios ocupados, é também coordenador do B’Tselem − Centro Israelense de Informações sobre Direitos Humanos nos Territórios Ocupados.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Meu livro preferido é... TRATADO DE POLÍTICA

"Meu livro preferido é o Tratado da Política, do Aristóteles. Foi escrito antes de 322 a.C., que foi quando esse homem morreu. Eu o li pela primeira vez no comboio. No regional para Aveiro, acho.

Escolhi às pressas na banca de jornais da estação de comboios, porque precisava ler alguma coisa e já tinha lido os jornais no café. Era daqueles mais baratos e a ideia era jogar fora quando saísse do comboio. Mas gostei e guardei. Se guardei, é porque merece ser lido pelos leitores dessa Revista de História.

Reparei que muitos dos sistemas políticos de agora já existiam há 2.300 anos. De então pra cá, não se evoluiu muito nesse sentido. Conheci, uma vez, um homem que dizia que tinham sido extraterrestres a dar essas ideias ao Aristóteles e que, por ser preciso ser muito avançado para ter ideias dessas, nunca mais ninguém as teve. Mas não sei se acredito muito nessa teoria.

Fiz um resumo e, quando é preciso, leio só esse resumo. O meu poder negocial, patrimonial e financeiro advém da leitura de clássicos de gestão política e manipulação humana. Esta obra insere-se nesse grupo restrito de obras."

*Bruno Aleixo é personagem do coletivo de humor português Gana, formado por João Moreira, João Pombeiro e Pedro Santo. O "depoimento" foi dado à Revista de História (Brasil). Quer conhecê-lo melhor? Assista a um episódio de seu programa na TV SIC Radical.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Meu livro preferido é... O SEGREDO DO VALE DA LUA

"Eu simplesmente adorei O Segredo do Vale da Lua, escrito pela autora inglesa Elizabeth Goudge. O livro conta a história da órfã Maria Merryweather, que se vê obrigada a ir ao Vale de Moonacre, onde passará a morar no solar de um velho parente. Sobre aquele lugar paira a sombra da memória da Princesa da Lua e do misterioso cavalinho branco. Ao tentar decifrar a sua história, Maria vê-se envolvida numa trama cheia de enigmas e magia, arriscando-se numa empolgante aventura para tentar devolver a paz e a alegria a todo aquele maravilhoso vale."
 
- J. K. Rowling é uma escritora inglesa, mundialmente conhecida como a autora da série de livros infanto-juvenis Harry Potter. Rowling é, atualmente, a pessoa mais rica do Reino Unido, graças à vendagem de seus livros, ao licenciamento de produtos relacionados ao universo Harry Potter e ao sucesso das adaptações cinematográficas de seus livros.  

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Meu livro preferido é... O TEMPO E O VENTO

"Sou fascinado pela maneira como Érico construiu sua saga, atravessando décadas, com comando firme, sem perder o ritmo. Traz personagens inesquecíveis. O Brasil se desenrola em vários volumes, como se fosse um longa americano. História de amor e aventura. Tem lirismo, paixão, sensualidade, drama. Todos os ingredientes para um épico."

- Ignácio de Loyola Brandão é um jornalista e escritor brasileiro, nascido em Araraquara, São Paulo, no ano de 1936. Em 2008, foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção do Ano com "O Menino que Vendia Palavras".

terça-feira, 29 de abril de 2014

Com a palavra... GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ

"Tenho a impressão de que comecei a ser escritor quando me dei conta de que eu não servia para nada. Agora, não sei se desgraçadamente ou afortunadamente, creio que é uma função subversiva, não é mesmo? No sentido de que não conheço nenhuma boa literatura que sirva para exaltar valores estabelecidos."

- Gabriel Garcia Márquez foi um dos maiores escritores de língua espanhola e o mais destacado representante da América Latina dentre os nossos romancistas. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, sua obra revolucionou a literatura latino-americana. Faleceu em abril de 2014.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Meu livro preferido é... O MESTRE E MARGARIDA

"O Mestre e Margarida, de Mikhail Bergakov, é um grande livro sobre a luta do amor para triunfar sobre as forças do mal e a magia negra. É simplesmente o livro mais fantástico que eu já li. Li uma vez e reli quase que imediatamente depois de terminá-lo." 

- Daniel Radcliffe é um dos mais famosos atores britânicos de sua geração, internacionalmente conhecido por ter protagonizado a franquia de filmes "Harry Potter".

segunda-feira, 31 de março de 2014

Meu livro preferido é... PERSUASÃO

"A história uma jovem que quer se casar por amor mas é persuadida pelo pai a esquecer isso. Esse romance menos conhecido de Jane Austen é selvagem e pungente. Todo mundo tem sua Austen preferida, e esta é a minha. A história fica dentro de você muito tempo depois de terminar o livro." 

 

- Nigella Lawson é uma jornalista, escritora, chef e apresentadora de televisão. Seus programas de culinária inovadores arregimentam fãs mundo afora. Além disso, ela é uma grande leitora de ficção e escreve colunas semanais nos principais jornais de língua inglesa. 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Meu livro preferido é... MOBY DICK

"Melville é um autor cuja obra-prima é essa história sobre uma baleia fugitiva e seu louco perseguidor, capitão Ahab. O narrador não é o único personagem com um exótico nome bíblico (Ishmael), e há tantos temas ali a serem explorados quanto há peizes no mar. Moby Dick é uma baleia estranhamente destrutiva, que parece sentir prazer em acuar e destruir a vida dos baleeiros. A sede de vingança do capitão Ahab por ter perdido uma perna e um navio acaba por ser sua perdição. Ele é uma triste figura, claudicando pelo próprio navio com uma perna feita de um osso da mandíbula de uma baleia, e ouvindo as profecias de um tripulante em busca de pistas para localizar Moby Dick. Nas entrelinhas dessa história de óleo de baleia e profecias reside um fascinante conto sobre a natureza do bem e do mal - e da loucura."

- Morgan Freeman é um dos mais bem sucedidos atores de Hollywood, detentor de cinco indicações ao Oscar e premiado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Além de ator, é produtor e também muito requisitado como narrador de filmes e audiobooks - bem como um leitor voraz.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Meu livro preferido é... FELIZ ANO VELHO

Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva, foi o livro que não só me deixou apaixonada novamente por literatura (eu estava naquela época de implicar com livros, sabe?) como me fez querer ser escritora. Adorei a forma como o autor narrava uma tragédia com toques de humor e sarcasmo. Me apaixonei pelas palavras usadas, pela história, pela narrativa. Depois dali, não parei mais." 

- Thalita Rebouças é jornalista e escritora. Escrevendo títulos voltados para o público adolescente, é hoje a escritora brasileira que mais vende livros dedicados a esse segmento no Brasil. Seus livros já foram lançados em Portugal, Japão e diversos países da América Latina, além de adaptado para o palco.  

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Meu livro preferido é... LAVOURA ARCAICA

"O autor que mais li e que brinco ser o amor da minha vida é o Raduan Nassar. Ele escreveu três livros. O Lavoura Arcaica li mais de dez vezes. O Copo de Cólera, quase isso. E o Menina a Caminho sei dizer até quantas vezes a palavra menina aparece. Como leitora, me encontro profundamente no texto dele.  Ele é o único escritor que permanece entre as minhas leituras independente da fase pessoal em que eu esteja."  
*Em entrevista a Juliana Gervason, do blog O Batom de Clarice.


Helena Terra
- Helena Terra é escritora, jornalista, ilustradora e artista plástica. Estreou na literatura com o elogiado romance A Condição Indestrutível de Ter Sido (Dublinense, 2013). Natural de Vacaria (RS), reside atualmente em Porto Alegre, onde participou de diversas oficinas literárias e publicou seus primeiros contos.  

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Meu livro preferido é... SÍTIO DO PICAPAU AMARELO


“Quando eu era criança, devorava os livros de Monteiro Lobato. Lia e relia com prazer. Hoje, quando me vejo lendo de novo os velhos livros de Lobato, sinto que o envolvimento é o mesmo. Volto no tempo com o mesmo prazer”.

- Maurício de Souza é o mais bem sucedido cartunista do Brasil. Criador da Turma da Mônica, seu nome é hoje associado a um sem-número de empreendimentos voltados para as crianças e seus quadrinhos circulam por mais de cem países

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Meu livro preferido é... CEM ANOS DE SOLIDÃO, de Gabriel Garcia Marquez



“O mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mencioná-las se precisava apontar com o dedo.” (de "Cem Anos de Solidão")

MARQUEZ, Gabriel Garcia.
CEM ANOS DE SOLIDÃO.
(Nova Fronteira)
"Na primeira vez que li Cem anos de Solidão, há muito tempo, o que mais me apaixonou foi a perfeita mistura de fantasia com realidade. A história se passa em Macondo, uma cidade imaginária. Todos os habitantes são estranhos, cada um com uma personalidade. Uma família se destaca, e seus integrantes são muito especiais. A própria casa onde moram parece ter vida, e adquire características próprias a cada capítulo.
Fiquei encantada, pensando que Gabriel Garcia Márquez era uma pessoa especialíssima, que conseguia ter aquela interpretação tão rica da realidade. Anos mais tarde, ao ler Viver para Contar, sua autobiografia, entendi que ele viveu tudo aquilo. Que sua infância e juventude foram povoadas por aquelas personalidades marcantes e tão diferentes. Ele simplesmente usou em todos os acontecimentos uma lente cor-de-rosa. Parecia como antigamente, quando surgiu a TV colorida, que na época era muito cara, e se colocava uma espécie de película listrada em várias cores, sobre a tela da TV. Tudo era visto com olhos coloridos.
Gabriel Garcia Marquez
É importante perceber que todas as famílias têm histórias cheias de fantasias, cheias de nuances. Algumas famílias têm histórias em sépia, outras em preto e branco, e outras com muitas cores. Em Cem Anos de Solidão as cores são quentes, chegam até a queimar. As misturas de temperos caribenhos fazem com que nossa imaginação veja claramente cada peça, cada personagem.
Gabriel Garcia Marquez consegue colocar poesia em tudo, até em uma definição detalhada de uma doença em muito semelhante ao Alzheimer, que revela uma nova forma nostálgica de encarar o envelhecimento e o esquecimento."
- Selene Fagundes é Relações Públicas por formação e vocação, professora talentosa, cronista bem humorada, leitora voraz e frequentadora de primeira hora da Sapere Aude! Livros, onde cursou a Oficina de Iniciação à Criação Literária.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Meu livro preferido é...DANCE OF THE HAPPY SHADES, de Alice Munro

"Sou péssima em escolher 'preferidos', então vou falar do meu primeiro encontro com as histórias de Alice Munro. Eu li sua primeira coletânea, Dance of the Happy Shades, em 1968, na congelante Edmonton, encarangada ao lado de um aquecedor a óleo. A história-título derrubou-me. 'Isso é a realidade', pensei. 'Nossa'. Depois incluí essa história em um curso que inventei chamado "O Gótico do Sul de Ontario". Duas velhas professoras de piano com olhos vermelhos e narizes de bruxas recebem crianças em seu chalé para um recital. MAs chega um grupo inesperado, do que se costumava chamar um 'instituto'. Uma menina toca divinamente: a 'Dance of the Happy Shades' havia transformado ela! Mas, não, na verdade logo adiante se vê que ela é a mesma criança sofrida de antes. Como em muitas das histórias de Munro, essa diz respeito aos encantamentos da arte: são reais ou mentirosos? Uma coisa e outra, ao que parece: a mágica está em como você faz. E assim o é. A mágica está em como ela faz isso. Você precisa ouvir." 

Margaret Atwood
- Margaret Atwood é uma das mais conhecidas escritoras canadenses. Romancista, contista, ensaísta e poetisa, já recebeu importantes prêmios por sua obra literária, dentre os quais a Ordem do Canadá. É autora de "O Conto da Aia", um dos mais aclamados romances distópicos do século XX, com o qual ganhou o Prêmio Arthur C. Clarke. Alice Munro, sua conterrânea, pela qual Atwood tem uma admiração declarada, foi agraciada com o Prêmio Nobel de Literatura de 2013.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Meu livro preferido é... VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS

"Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne, é um dos livros mais eletrizantes que já li. É divertido e prende o leitor do início ao fim."

- Tom Clancy, que faleceu aos sessenta e seus anos no último dia primeiro de outubro, é um dos escritores mais lidos nos EUA. Ficou célebre por popularizar o subgênero do "techno-thriller" - romances de intriga política misturada com detalhes sobre a moderna tecnologia militar. São dele títulos como "A Caçada ao Outubro Vermelho" (1984), "Jogos Patrióticos" (1988), "Perigo Real e Imediato" (1989) e "A Soma de Todos os Medos" (1991), todos transformados em filmes de sucesso. 

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Meu livro preferido é... DIÁRIO DE BERLIM OCUPADA

ANDREAS-FRIEDRICH, Ruth.
Diário de Berlim Ocupada (1945-1948).
(Ed. Globo)
"De repente, a paz. É assim que começa o Diário de Berlim Ocupada - 1945-1948, diário real da alemã Ruth Andreas-Friedrich sobre os primeiros anos do pós-guerra na capital alemã.

Ruth, que pertenceu a um grupo de resistência antinazista durante a guerra, emerge numa Berlim devastada, desnorteada e faminta. A euforia do fim do conflito e da derrocada do nazismo vai dando lugar gradualmente a uma ausência de futuro e ao desprezo que os vencedores reservaram ao povo alemão.

Escrito de forma coloquial, o cotidiano retratado por Ruth vai desenhando um quadro maior em que o resultado inevitável de uma incompatibilidade ideológica vai forjando duas identidades distintas na mesma cidade. E enquanto Berlim se torna um dos principais palcos da guerra fria, seus cidadãos continuam sendo mero espectadores da peça. O muro só será construído em 1961, mas a autora o antevê com uma clareza assustadora.

Mais do que isso, suas memórias vão revelando o pensamento alemão num dos piores momentos da história do país.

Além de um texto direto e sincero, talvez o maior mérito do livro seja sua temporalidade. Se fosse escrito dez anos depois, num mundo já mergulhado na Guerra Fria; ou cinquenta anos depois, num mundo iludido com o "fim da história"; talvez ele não fosse tão objetivo."

- Eduardo Farias é jornalista com Mestrado em Comunicação pela UFPE, explorador incansável de sebos e afins e um leitor voraz.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Meu livro preferido é... OS VESTÍGIOS DO DIA

ISHIGURO, Kazuo.
Os Vestígios do Dia.
(Rocco)
"Se você lê Os Vestígios do Dia, de Kazuo Ishiguro, que é um dos meus livros favoritos, você não consegue evitar de pensar que passou dez horas vivendo uma vida alternativa e aprendendo algo sobre a vida e sobre o arrependimento."


Jeff Bezos
- Jeff Bezos, formado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, é um empresário e investidor norte-americano, mais conhecido como o fundador e CEO da Amazon e o dono do grupo The Washington Post.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Meu livro preferido é... NOVE NOITES

CARVALHO, Bernardo.
Nove Noites.(Cia. das Letras)
"Em 2012, fui tomado por alguns romances brasileiros, que não eram novos, mas novos para mim. (...) "Nove Noites", de Bernardo Carvalho, é um híbrido de ficção e fato histórico, e no início parece trilhar os caminhos de Coração das Trevas (de Joseph Conrad), contando a história de um antropologista americano que realmente existiu e que se matou na Amazônia nos anos 1930. Mas a meio caminho do final ele engrena em algo mais poderoso. Carvalho traz notícias urgentes de um Brasil moderno que toma plena consciência de sua dupla identidade como colonizado e colonizador, e joga com suas apropriações de fatos e ficção para produzir um final que ainda me assombra, meses depois da leitura."

- Jonathan Franzen é um dos mais celebrados escritores e ensaístas norte-americanos da atualidade. Seu romance "As Correções", que lhe deu o National Book Award e uma indicação para o Pulitzer, será a obra debatida no Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros em outubro.



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Meu livro preferido é... AS BRUMAS DE AVALON


BRADLEY, Marion Zimmer
"As Brumas de Avalon"
(Imago)

“Todas as mulheres são, na verdade, irmãs para a Deusa” (Marion Zimmer Bradley, As Brumas de Avalon).

"Acredito que o livro As Brumas de Avalon, da escritora norte-americana Marion Zimer Bradley, tenha se tornado um dos meus livros preferidos no momento em que percebi a força das personagens femininas desta envolvente história. Em minha opinião, a autora soube com muita competência, criar personagens femininas com características distintas, pontos de vista e objetivos completamente diferentes, mas todas elas dotadas de  forte personalidade e capazes de lutar por seus ideais. Outro aspecto interessante nesta obra é que Marion reflete sobre a condição feminina no início da Idade Média abordando temas como casamento por conveniência, homossexualismo, liberdade sexual e aborto, que eram bastante discutidos na época em que o livro foi escrito, nos meados da década de oitenta. Os excertos abaixo exemplificam a reflexão de Bradley sobre a questão da liberdade sexual e do casamento por amor e não por conveiência:

“E por um momento de paixão iria arrastá-lo a um compromisso para toda a vida? Os costumes das fetas tribais eram mais sinceros, um homem e uma mulher que tivessem o sol e o luar no sangue podiam juntar-se, como queria a Deusa, e mais tarde, se o desejassem, morar juntos e criar filhos, depois pensava-se em casamento. Sabia, no fundo do coração, que não tinha realmente vontade de casar-se com Lancelote, ou qualquer outro. (BRADLEY, 2008, p.98-99).

“O que estou fazendo? Será apenas por ter me falado em nome da Deusa, de sacerdote a sacerdotisa? Ou será apenas porque, quando ele me toca, ou me fala, eu me sinta mulher e viva novamente, depois de todo este período em que me senti velha, estéril, semimorta, neste casamento com um homem morto e uma vida morta? (...) Pensou num desafio: Sou uma sacerdotisa, meu corpo é meu, para ser dado em homenagem a ela!”
(BRADLEY, 2008, p. 145).

Além da discussão sobre o papel da mulher na Idade Média, que nos possibilita uma reflexão sobre a condição da mulher na atualidade, com “As Brumas de Avalon”, Marion Zimmer Bradley nos apresenta um mundo diferente, repleto de crenças, onde a magia se une à religião e onde o Cristianismo e o Paganismo dividem o mesmo espaço. Em síntese, todos estes elementos distintos e, até controversos, contribuíram para tornar esta  obra fascinante e tão atual, apesar de retratar uma época remota e de ter sido lançada há mais de três décadas."


"- Fernanda Mellvee é graduanda em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas - pela UFRGS. Escritora e poetisa, integra a Oficina de Iniciação à Criação Literária da Sapere Aude! Livros desde março de 2013. Seus principais interesses são a História, a Mitologia e a Literatura.