O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriela Garcia Marquez, é uma das mais grandiosas histórias de amor que eu já li. É tão maravilhosamente bem escrita que ela realmente te leva a um outro tempo e faz você se perguntar: "Quanto tempo eu esperaria, ou se esperaria, pelo amor?".
Mostrando postagens com marcador MEU LIVRO PREFERIDO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MEU LIVRO PREFERIDO. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Meu livro preferido é... O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA
O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriela Garcia Marquez, é uma das mais grandiosas histórias de amor que eu já li. É tão maravilhosamente bem escrita que ela realmente te leva a um outro tempo e faz você se perguntar: "Quanto tempo eu esperaria, ou se esperaria, pelo amor?".
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
07:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Meu livro preferido é...O ENCONTRO MARCADO
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
21:33
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Meu livro preferido é... O ESTRANGEIRO
"Na high school estudamos literatura, e quando se estuda literatura, temos que ler livros. É obrigatório. Por que? Porque a juventude de nosso caloroso país prefere, quase sempre - e eu também preferia - gastar seu tempo em outras coisas, e embora eu já lesse um bocado, preferia escolher eu mesmo os livros que eu iria ler, e sentia uma forte resistência à leitura daqueles livros que algum comitê do Ministério da Educação em Jerusalém nos propunha. Então, não foi surpresa que com O Estrangeiro, de Albert Camus, eu tivesse a sensação de que tinha encontrado um tesouro. Esse livro curto - minha versão tinha apenas cento e cinquenta e oito páginas -, pequeno o bastante para caber na palma da mão de um adolescente, parecesse a escolha certa para um compromisso importantíssimo - ler um livro para o exame de admissão.
Eu abri o livro e li a primeira frase: "Mamãe morreu hoje. Ou talvez, ontem; não tenho certeza." E, ao contrário de Mersault, que nos conta a história, eu posso dizer hoje com muita certeza que essa frase é a mais importante que eu já li. Com um pouco menos de certeza, posso escrever que é também a mais importante que jamais lerei.
Terminei o livro em poucas horas. Fiquei fascinado por ele, e não sabia ao certo a razão. Nenhum livro antes ou depois deixou-me com a sensação de flutuar em um mundo estranho, ainda que meu mundo. Nas semanas que se seguiram à sua leitura, eu peguei o ônibus de número 24 da Ramat Hasharon até a biblioteca central da Universidade de Tel Aviv e li tudo o que encontrei sobre o livro e seu autor, que haviam se tornado parte inseparável de minha vida.
Em poucas ocasiões no quarto de século que se passou desde então, eu perguntei a mim mesmo se eu deveria voltar atrás e reabrir essa porta. E a única resposta que eu tive foi a de que há portas e sóis que nos fascinam independente de nossa vontade."
![]() |
| David Zonsheine |
* David Zonsheine é escritor e ativista. Fundador do grupo Courage to Refuse, um grupo de reservistas do Exército Israelense que se recusam a servir em territórios ocupados, é também coordenador do B’Tselem − Centro Israelense de Informações sobre Direitos Humanos nos Territórios Ocupados.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
14:57
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Meu livro preferido é... TRATADO DE POLÍTICA
"Meu livro preferido é o Tratado da Política, do Aristóteles.
Foi escrito antes de 322 a.C., que foi quando esse homem morreu. Eu o
li pela primeira vez no comboio. No regional para Aveiro, acho.
Escolhi às pressas na banca de jornais da estação de comboios, porque
precisava ler alguma coisa e já tinha lido os jornais no café. Era
daqueles mais baratos e a ideia era jogar fora quando saísse do comboio.
Mas gostei e guardei. Se guardei, é porque merece ser lido pelos
leitores dessa Revista de História.
Reparei que muitos dos sistemas políticos de agora já existiam há 2.300
anos. De então pra cá, não se evoluiu muito nesse sentido. Conheci, uma
vez, um homem que dizia que tinham sido extraterrestres a dar essas
ideias ao Aristóteles e que, por ser preciso ser muito avançado para ter
ideias dessas, nunca mais ninguém as teve. Mas não sei se acredito
muito nessa teoria.
Fiz um resumo e, quando é preciso, leio só esse resumo. O meu poder
negocial, patrimonial e financeiro advém da leitura de clássicos de
gestão política e manipulação humana. Esta obra insere-se nesse grupo
restrito de obras."
*Bruno Aleixo é personagem do coletivo de humor português Gana, formado por João Moreira, João Pombeiro e Pedro Santo. O "depoimento" foi dado à Revista de História (Brasil). Quer conhecê-lo melhor? Assista a um episódio de seu programa na TV SIC Radical.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
11:52
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Meu livro preferido é... O SEGREDO DO VALE DA LUA
"Eu simplesmente adorei O Segredo do Vale da Lua, escrito pela autora
inglesa Elizabeth Goudge. O livro conta a história da órfã Maria
Merryweather, que se vê obrigada a ir ao Vale de Moonacre, onde passará a
morar no solar de um velho parente. Sobre aquele lugar paira a sombra
da memória da Princesa da Lua e do misterioso cavalinho branco. Ao
tentar decifrar a sua história, Maria vê-se envolvida numa trama cheia
de enigmas e magia, arriscando-se numa empolgante aventura para tentar
devolver a paz e a alegria a todo aquele maravilhoso vale."
- J. K. Rowling é uma escritora inglesa, mundialmente conhecida como a autora da série de livros infanto-juvenis Harry Potter. Rowling é, atualmente, a pessoa mais rica do Reino Unido, graças à vendagem de seus livros, ao licenciamento de produtos relacionados ao universo Harry Potter e ao sucesso das adaptações cinematográficas de seus livros.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
11:23
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Meu livro preferido é... O TEMPO E O VENTO
"Sou fascinado pela maneira como Érico construiu sua saga,
atravessando décadas, com comando firme, sem perder o ritmo. Traz
personagens inesquecíveis. O Brasil se desenrola em vários volumes, como
se fosse um longa americano. História de amor e aventura. Tem lirismo,
paixão, sensualidade, drama. Todos os ingredientes para um épico."
- Ignácio de Loyola Brandão é um jornalista e escritor brasileiro, nascido em Araraquara, São Paulo, no ano de 1936. Em 2008, foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção do Ano com "O Menino que Vendia Palavras".
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
07:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
terça-feira, 29 de abril de 2014
Com a palavra... GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ
"Tenho a
impressão de que comecei a ser escritor quando me dei conta de que eu não
servia para nada. Agora, não sei se
desgraçadamente ou afortunadamente, creio que é uma função subversiva, não é mesmo?
No sentido de que não conheço nenhuma boa literatura que sirva para
exaltar valores estabelecidos."
- Gabriel Garcia Márquez foi um dos maiores escritores de língua espanhola e o mais destacado representante da América Latina dentre os nossos romancistas. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, sua obra revolucionou a literatura latino-americana. Faleceu em abril de 2014.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
10:55
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Meu livro preferido é... O MESTRE E MARGARIDA
"O Mestre e Margarida, de Mikhail Bergakov, é um grande livro sobre a luta do amor para triunfar sobre as forças do mal e a magia negra. É simplesmente o livro mais fantástico que eu já li. Li uma vez e reli quase que imediatamente depois de terminá-lo."
- Daniel Radcliffe é um dos mais famosos atores britânicos de sua geração, internacionalmente conhecido por ter protagonizado a franquia de filmes "Harry Potter".
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
11:15
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 31 de março de 2014
Meu livro preferido é... PERSUASÃO
"A história uma jovem que quer se casar por amor mas é persuadida pelo pai a esquecer isso. Esse romance menos conhecido de Jane Austen é selvagem e pungente. Todo mundo tem sua Austen preferida, e esta é a minha. A história fica dentro de você muito tempo depois de terminar o livro."
- Nigella Lawson é uma jornalista, escritora, chef e apresentadora de televisão. Seus programas de culinária inovadores arregimentam fãs mundo afora. Além disso, ela é uma grande leitora de ficção e escreve colunas semanais nos principais jornais de língua inglesa.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
16:02
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 24 de março de 2014
Meu livro preferido é... MOBY DICK
"Melville é um autor cuja obra-prima é essa história sobre uma baleia fugitiva e seu louco perseguidor, capitão Ahab. O narrador não é o único personagem com um exótico nome bíblico (Ishmael), e há tantos temas ali a serem explorados quanto há peizes no mar. Moby Dick é uma baleia estranhamente destrutiva, que parece sentir prazer em acuar e destruir a vida dos baleeiros. A sede de vingança do capitão Ahab por ter perdido uma perna e um navio acaba por ser sua perdição. Ele é uma triste figura, claudicando pelo próprio navio com uma perna feita de um osso da mandíbula de uma baleia, e ouvindo as profecias de um tripulante em busca de pistas para localizar Moby Dick. Nas entrelinhas dessa história de óleo de baleia e profecias reside um fascinante conto sobre a natureza do bem e do mal - e da loucura."
- Morgan Freeman é um dos mais bem sucedidos atores de Hollywood, detentor de cinco indicações ao Oscar e premiado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Além de ator, é produtor e também muito requisitado como narrador de filmes e audiobooks - bem como um leitor voraz.
- Morgan Freeman é um dos mais bem sucedidos atores de Hollywood, detentor de cinco indicações ao Oscar e premiado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Além de ator, é produtor e também muito requisitado como narrador de filmes e audiobooks - bem como um leitor voraz.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
17:21
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Meu livro preferido é... FELIZ ANO VELHO
“Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva, foi o livro que não só me
deixou apaixonada novamente por literatura (eu estava naquela época de
implicar com livros, sabe?) como me fez querer ser escritora. Adorei a
forma como o autor narrava uma tragédia com toques de humor e sarcasmo.
Me apaixonei pelas palavras usadas, pela história, pela narrativa.
Depois dali, não parei mais."
- Thalita Rebouças é jornalista e escritora. Escrevendo títulos voltados para o público adolescente, é hoje a escritora brasileira que mais vende livros dedicados a esse segmento no Brasil. Seus livros já foram lançados em Portugal, Japão e diversos países da América Latina, além de adaptado para o palco.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
09:35
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
Meu livro preferido é... LAVOURA ARCAICA
"O autor que mais li e que brinco
ser o amor da minha vida é o Raduan Nassar. Ele escreveu três livros. O Lavoura
Arcaica li mais de dez vezes. O Copo de Cólera, quase isso. E o Menina a
Caminho sei dizer até quantas vezes a palavra menina aparece. Como leitora, me
encontro profundamente no texto dele. Ele
é o único escritor que permanece entre as minhas leituras independente da fase
pessoal em que eu esteja."
*Em entrevista a Juliana Gervason, do blog O Batom de Clarice.
![]() |
| Helena Terra |
- Helena Terra é escritora, jornalista, ilustradora e artista plástica. Estreou na literatura com o elogiado romance A Condição Indestrutível de Ter Sido (Dublinense, 2013). Natural de Vacaria (RS), reside atualmente em Porto Alegre, onde participou de diversas oficinas literárias e publicou seus primeiros contos.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
09:03
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Meu livro preferido é... SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
“Quando eu era criança, devorava os livros de Monteiro Lobato. Lia e relia
com prazer. Hoje, quando me vejo lendo de novo os velhos livros de
Lobato, sinto que o envolvimento é o mesmo. Volto no tempo com o mesmo
prazer”.
- Maurício de Souza é o mais bem sucedido cartunista do Brasil. Criador da Turma da Mônica, seu nome é hoje associado a um sem-número de empreendimentos voltados para as crianças e seus quadrinhos circulam por mais de cem países
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
09:39
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Meu livro preferido é... CEM ANOS DE SOLIDÃO, de Gabriel Garcia Marquez
“O mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para
mencioná-las se precisava apontar com o dedo.” (de "Cem Anos de Solidão")
![]() |
| MARQUEZ, Gabriel Garcia. CEM ANOS DE SOLIDÃO. (Nova Fronteira) |
"Na primeira vez
que li Cem anos de Solidão, há muito tempo, o que mais me apaixonou foi a perfeita
mistura de fantasia com realidade. A história se passa em Macondo, uma cidade
imaginária. Todos os habitantes são estranhos, cada um com uma personalidade.
Uma família se destaca, e seus integrantes são muito especiais. A própria casa
onde moram parece ter vida, e adquire características próprias a cada capítulo.
Fiquei
encantada, pensando que Gabriel Garcia Márquez era uma pessoa especialíssima,
que conseguia ter aquela interpretação tão rica da realidade. Anos mais tarde,
ao ler Viver para Contar, sua autobiografia, entendi que ele viveu tudo aquilo.
Que sua infância e juventude foram povoadas por aquelas personalidades
marcantes e tão diferentes. Ele simplesmente usou em todos os acontecimentos
uma lente cor-de-rosa. Parecia como antigamente, quando surgiu a TV colorida,
que na época era muito cara, e se colocava uma espécie de película listrada em várias
cores, sobre a tela da TV. Tudo era visto com olhos coloridos.
![]() |
| Gabriel Garcia Marquez |
Gabriel Garcia Marquez
consegue colocar poesia em tudo, até em uma definição detalhada de uma doença
em muito semelhante ao Alzheimer, que
revela uma nova forma nostálgica de encarar o envelhecimento e o esquecimento."
- Selene Fagundes é Relações Públicas por formação e vocação, professora talentosa, cronista bem humorada, leitora voraz e frequentadora de primeira hora da Sapere Aude! Livros, onde cursou a Oficina de Iniciação à Criação Literária.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
09:46
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Meu livro preferido é...DANCE OF THE HAPPY SHADES, de Alice Munro
![]() |
| Margaret Atwood |
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
10:37
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Meu livro preferido é... VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS
"Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne, é um dos livros mais eletrizantes que já li. É divertido e prende o leitor do início ao fim."
- Tom Clancy, que faleceu aos sessenta e seus anos no último dia primeiro de outubro, é um dos escritores mais lidos nos EUA. Ficou célebre por popularizar o subgênero do "techno-thriller" - romances de intriga política misturada com detalhes sobre a moderna tecnologia militar. São dele títulos como "A Caçada ao Outubro Vermelho" (1984), "Jogos Patrióticos" (1988), "Perigo Real e Imediato" (1989) e "A Soma de Todos os Medos" (1991), todos transformados em filmes de sucesso.
- Tom Clancy, que faleceu aos sessenta e seus anos no último dia primeiro de outubro, é um dos escritores mais lidos nos EUA. Ficou célebre por popularizar o subgênero do "techno-thriller" - romances de intriga política misturada com detalhes sobre a moderna tecnologia militar. São dele títulos como "A Caçada ao Outubro Vermelho" (1984), "Jogos Patrióticos" (1988), "Perigo Real e Imediato" (1989) e "A Soma de Todos os Medos" (1991), todos transformados em filmes de sucesso.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
10:32
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Meu livro preferido é... DIÁRIO DE BERLIM OCUPADA
![]() |
| ANDREAS-FRIEDRICH, Ruth. Diário de Berlim Ocupada (1945-1948). (Ed. Globo) |
"De
repente, a paz. É assim que começa o Diário de Berlim Ocupada -
1945-1948, diário real da alemã Ruth Andreas-Friedrich sobre os
primeiros anos do pós-guerra na capital alemã.
Ruth, que pertenceu a um grupo de resistência antinazista durante a guerra, emerge numa Berlim devastada, desnorteada e faminta. A euforia do fim do conflito e da derrocada do nazismo vai dando lugar gradualmente a uma ausência de futuro e ao desprezo que os vencedores reservaram ao povo alemão.
Escrito de forma coloquial, o cotidiano retratado por Ruth vai desenhando um quadro maior em que o resultado inevitável de uma incompatibilidade ideológica vai forjando duas identidades distintas na mesma cidade. E enquanto Berlim se torna um dos principais palcos da guerra fria, seus cidadãos continuam sendo mero espectadores da peça. O muro só será construído em 1961, mas a autora o antevê com uma clareza assustadora.
Mais do que isso, suas memórias vão revelando o pensamento alemão num dos piores momentos da história do país.
Além de um texto direto e sincero, talvez o maior mérito do livro seja sua temporalidade. Se fosse escrito dez anos depois, num mundo já mergulhado na Guerra Fria; ou cinquenta anos depois, num mundo iludido com o "fim da história"; talvez ele não fosse tão objetivo."
Ruth, que pertenceu a um grupo de resistência antinazista durante a guerra, emerge numa Berlim devastada, desnorteada e faminta. A euforia do fim do conflito e da derrocada do nazismo vai dando lugar gradualmente a uma ausência de futuro e ao desprezo que os vencedores reservaram ao povo alemão.
Escrito de forma coloquial, o cotidiano retratado por Ruth vai desenhando um quadro maior em que o resultado inevitável de uma incompatibilidade ideológica vai forjando duas identidades distintas na mesma cidade. E enquanto Berlim se torna um dos principais palcos da guerra fria, seus cidadãos continuam sendo mero espectadores da peça. O muro só será construído em 1961, mas a autora o antevê com uma clareza assustadora.
Mais do que isso, suas memórias vão revelando o pensamento alemão num dos piores momentos da história do país.
Além de um texto direto e sincero, talvez o maior mérito do livro seja sua temporalidade. Se fosse escrito dez anos depois, num mundo já mergulhado na Guerra Fria; ou cinquenta anos depois, num mundo iludido com o "fim da história"; talvez ele não fosse tão objetivo."
- Eduardo Farias é jornalista com Mestrado em Comunicação pela UFPE, explorador incansável de sebos e afins e um leitor voraz.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
10:36
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Meu livro preferido é... OS VESTÍGIOS DO DIA
![]() |
| ISHIGURO, Kazuo. Os Vestígios do Dia. (Rocco) |
"Se você lê Os Vestígios do Dia, de Kazuo Ishiguro, que é um dos meus livros favoritos, você não consegue evitar de pensar que passou dez horas vivendo uma vida alternativa e aprendendo algo sobre a vida e sobre o arrependimento."
![]() |
| Jeff Bezos |
- Jeff Bezos, formado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, é um empresário e investidor norte-americano, mais conhecido como o fundador e CEO da Amazon e o dono do grupo The Washington Post.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
23:32
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Meu livro preferido é... NOVE NOITES
![]() |
| CARVALHO, Bernardo. Nove Noites.(Cia. das Letras) |
"Em 2012, fui tomado por alguns romances brasileiros, que não eram novos, mas novos para mim. (...) "Nove Noites", de Bernardo Carvalho, é um híbrido de ficção e fato histórico, e no início parece trilhar os caminhos de Coração das Trevas (de Joseph Conrad), contando a história de um antropologista americano que realmente existiu e que se matou na Amazônia nos anos 1930. Mas a meio caminho do final ele engrena em algo mais poderoso. Carvalho traz notícias urgentes de um Brasil moderno que toma plena consciência de sua dupla identidade como colonizado e colonizador, e joga com suas apropriações de fatos e ficção para produzir um final que ainda me assombra, meses depois da leitura."
- Jonathan Franzen é um dos mais celebrados escritores e ensaístas norte-americanos da atualidade. Seu romance "As Correções", que lhe deu o National Book Award e uma indicação para o Pulitzer, será a obra debatida no Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros em outubro.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
10:25
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Meu livro preferido é... AS BRUMAS DE AVALON
![]() |
| BRADLEY, Marion Zimmer "As Brumas de Avalon" (Imago) |
“Todas as mulheres
são, na verdade, irmãs para a Deusa” (Marion Zimmer Bradley, As Brumas de Avalon).
"Acredito que o livro As Brumas de
Avalon, da escritora norte-americana Marion Zimer Bradley, tenha se tornado um
dos meus livros preferidos no momento em que percebi a força das personagens
femininas desta envolvente história. Em minha opinião, a autora soube com muita
competência, criar personagens femininas com características distintas, pontos
de vista e objetivos completamente diferentes, mas todas elas dotadas de forte personalidade e capazes de lutar por
seus ideais. Outro aspecto interessante nesta obra é que Marion reflete sobre a
condição feminina no início da Idade Média abordando temas como casamento por
conveniência, homossexualismo, liberdade sexual e aborto, que eram bastante
discutidos na época em que o livro foi escrito, nos meados da década de
oitenta. Os excertos abaixo exemplificam a reflexão de Bradley sobre a questão
da liberdade sexual e do casamento por amor e não por conveiência:
“E por um momento de paixão iria arrastá-lo a um compromisso para toda a vida? Os costumes das fetas tribais eram mais sinceros, um homem e uma mulher que tivessem o sol e o luar no sangue podiam juntar-se, como queria a Deusa, e mais tarde, se o desejassem, morar juntos e criar filhos, depois pensava-se em casamento. Sabia, no fundo do coração, que não tinha realmente vontade de casar-se com Lancelote, ou qualquer outro. (BRADLEY, 2008, p.98-99).
“O que estou fazendo? Será apenas por ter me falado em nome da Deusa, de sacerdote a sacerdotisa? Ou será apenas porque, quando ele me toca, ou me fala, eu me sinta mulher e viva novamente, depois de todo este período em que me senti velha, estéril, semimorta, neste casamento com um homem morto e uma vida morta? (...) Pensou num desafio: Sou uma sacerdotisa, meu corpo é meu, para ser dado em homenagem a ela!”(BRADLEY, 2008, p. 145).
Além da discussão sobre o papel da mulher
na Idade Média, que nos possibilita uma reflexão sobre a condição da mulher na
atualidade, com “As Brumas de Avalon”, Marion Zimmer Bradley nos apresenta um
mundo diferente, repleto de crenças, onde a magia se une à religião e onde o
Cristianismo e o Paganismo dividem o mesmo espaço. Em síntese, todos estes
elementos distintos e, até controversos, contribuíram para tornar esta obra fascinante e tão atual, apesar de
retratar uma época remota e de ter sido lançada há mais de três décadas."
"- Fernanda Mellvee é graduanda em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas - pela UFRGS. Escritora e poetisa, integra a Oficina de Iniciação à Criação Literária da Sapere Aude! Livros desde março de 2013. Seus principais interesses são a História, a Mitologia e a Literatura.
Postado por
Sapere Aude! Livros
às
09:38
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MEU LIVRO PREFERIDO
Assinar:
Postagens (Atom)































