terça-feira, 3 de setembro de 2013

Com a palavra... FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

Fiódor Dostoiévski
"Como consequencia das revoluções colossais que estão acontecendo na política, bem como na menos abrangente esfera literária, julgamos que a cultura geral e a capacidade de julgamento crítico estão momentaneamente abaladas, desfeitas. As pessoas colocaram em suas mentes que não há mais tempo para a literatura (como se a literatura fosse um passatempo – que rica cultura, essa!). Em consequência disso, o gosto literário está tão terrivelmente baixo que nenhum crítico da atualidade, não importa o quão notável seja, consegue ter a devida influência sobre o público."


(Fiódor Dostoiévski, escritor russo, em carta ao editor Nikolai Stratchov, em 23 de abril de 1871 - tradução: Robertson Frizero. In: Dostoiévski - Correspondências (1838-1880). Porto Alegre, 8INVERSO, 2009)

- Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski foi um dos maiores romancistas russos de todos os tempos. Sua vasta obra é até hoje lida e apreciada em todo o mundo, e serve de referência para inúmeros escritores que se dizem influenciados por sua literatura. De todos os seus romances, "Crime e Castigo" e "Os Irmãos Karamázov" seguem sendo os mais lidos e comentados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário