sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Você sabe?!?... O FANTASMA COM O MAIOR NÚMERO DE APARIÇÕES



por Mires Batista Bender
Gaston Leroux
O Fantasma da Ópera é a peça teatral com o maior número de execuções na história da Broadway. O musical de Andrew Lloyd Webber estreou em 1986 e estima-se já ter sido visto por mais de cem milhões de pessoas em cerca de sete mil e quinhentas performances. Seu texto original é adaptado da obra prima do escritor francês Gaston Leroux, Le fantôme de l’opéra, publicado em 1910.

cena do musical de Andrew Lloyd Weber
Num enredo que mescla romance, música, mistério, suspense, horror e tragédia, apresenta-se o “fantasma”, assombrando o teatro com sua história de amor e mortes. A trama se passa no século XIX e tem como cenário  o monumental edifício da Ópera de Paris, onde uma série de acidentes deixa artistas e funcionários com a impressão de estarem habitando um “castelo” mal assombrado. Na verdade, o fantasma é o rancoroso e atormentado Erik, que vive nos subterâneos da ópera, tentando esconder de todos sua deformidade física. Esse homem apaixona-se pela bela cantora principal Christine Daaé e se torna um obstáculo poderoso entre a moça e seu namorado, o Visconde Raoul de Chagny. A jovem, que no início o julgava um anjo protetor, passa a sofrer com o fascínio que Eric lhe provoca e torna-se cada vez mais vítima de sua dominação. A trama tem seu ápice quando Erik sequestra Christine e a conduz aos dutos subtarrâneos do teatro, onde vive, no intuito de obrigá-la a casar-se com ele. Quando a jovem, abnegada, o aceita para evitar sua fúria vingativa, ele se comove e a deixa ir.
"The Phantom of the Opera" (1925)
O romance já foi inúmeras vezes transposto para os palcos e para as telas dos cinemas, com grande sucesso. A primeira versão de O fantasma da ópera para o cinema foi em um filme mudo, em preto e branco, realizado em 1925 pelos estúdios Universal.

A peça do renomado compositor e produtor musical britânico, Andrew Lloyd Webber é considerada a maior atração teatral de todos os tempos.


* Mires Batista Bender, doutora em Letras pela PUCRS, acredita que as palavras são magia e fez delas seu ofício. Professora de línguas e Literatura criou o primeiro fã-clube de escritor para homenagear a união entre seus maiores prazeres: pessoas e poesia. Interessada e curiosa por todos os temas que fazem fluir o poético, conversa sobre eles nesta coluna...

Nenhum comentário:

Postar um comentário