terça-feira, 14 de maio de 2013

Com a palavra... ANA MARIA MACHADO

"Os críticos em geral dizem que eu escrevo com uma visão crítica, sobre temas como a rebeldia, o combate ao autoritarismo, a ética, a fome de justiça… Mas do meu ponto de vista não é bem assim: eu acho que cada vez estou querendo contar uma história diferente, acontecida comigo mesma ou com gente que eu conheço, e transformada pelas coisas que eu sonho ou imagino a partir daí.

Acho que um livro começa muito antes da hora em que a gente senta para escrever. É um jeito de prestar atenção no mundo, em todas as coisas, nas pessoas, e ficar pensando sobre tudo… "

- Ana Maria Machado é uma das mais premiadas escritoras da literatura infantil e infanto-juvenil brasileira. Com mais de quarenta anos de carreira e cem livros publicados, fez seu doutorado em Linguística e Semiologia na Sorbonne como orientanda de ninguém menos que Roland Barthes. Além de detentora, entre outros lauréis, do Hans Christian Andersen (2000) - maior premiação da literatura infantil mundial - e do Prêmio Machado de Assis, é imortal da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira número um.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário