quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dentro do livro, Nietszche e a paz entre alemães e russos

Postais de Rapallo, Itália
 Nossa equipe encontrou dentro de um dos livros antigos comercializados na internet pela Sapere Aude! Livros estes cartões postais da cidade italiana de Rapallo, usados como marca-páginas. Embora não estejam datados, as imagens levam a crer que se trata de material da década de 1960.

Rapallo é uma pequena cidade costeira na região da Ligúria, próxima a Gênova. Entrou para a história por ter sido a cidade de dois importantes tratados: em 1920, italianos e integrantes das três repúblicas que depois formariam a Iugoslávia assinaram um acordo que pôs fim a problemas de fronteira entre os países; em 1922, alemães e russos assinaram um importante tratado de paz pelo qual renunciavam a quaisquer reivindicações territoriais e financeiras decorrentes da Primeira Grande Guerra. Por debaixo dos panos, em um adendo secreto do chamado Tratado de Rapallo, permitia aos alemães treinarem suas tropas em território russo, o que ia contra as sanções impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes.

Outra curiosidade sobre Rapallo: caminhando por suas estradas é que o filósofo alemão Friedrich Nietszche teria elaborado as ideias para o seu "Assim Falou Zaratustra", segundo relato de sua irmã Elisabeth Föster-Nietszche. 

Dentre os moradores ilustres da cidade está o poeta estadunidense Ezra Pound, que viveu ali nos anos 1930.

*A coluna foi publicada excepcionalmente na quinta-feira por conta do feriado de Primeiro de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário