O anúncio encontrado pela equipe da Sapere Aude! Livros dentro de um dos volumes usados que chegaram para venda na livraria é tentador: um apartamento situado próximo ao centro da cidade, em um quarteirão tranquilo, no segundo andar de um edifício pequeno, com cinco peças - sala de jantar, cozinha, três quartos, banheiro. É um apartamento antigo, no qual ainda havia a separação entre quarto de banho (salle de bains) e WC. O endereço? 8 Rue Racine.
O nome da rua é sem dúvida uma homenagem a um dos mais proeminentes dramaturgos da França, Jean Racine (1639-1699), famoso por suas tragédias, em especial Fedra. Contemporâneo de Molière, que alcançou notoriedade como comediógrafo, Racine teve algumas de suas tragédias encenadas pelo amigo no Palácio Real, como mostra o filme Marquise (1997).
Mas como deixar de lado a curiosidade sobre o tal apartamento?
Começamos verificando se o imóvel em questão era em Paris - o anúncio está escrito em francês, afinal. Mas o número 8 da Rue Racine na capital francesa abriga a Ecóle Royale Spéciale de Dessin, uma escola fundada em 1766 pelo pintor Jean-Jacques Bachelier para a educação artística de artesãos, a qual depois seria a Escola de Artes Decorativas de Paris.
Ecóle Royale Spéciale de Dessin, Paris |
Tampouco seria em Montrouge, perto de Paris, onde hoje funciona uma escola infantil. Ou em Orsay, onde não há nenhum prédio de três andares, mas um chalé bucólico e um jardim florido. Em Nantes, o número 8 deu lugar a uma praça. No Canadá, encontramos uma concessionária de automóveis em Casselman, um posto de gasolina em Sanguenay, uma igreja em Baie-Saint-Paul. Na Bélgica, uma garagem em Wavre, um bosque em Namur... Nossa busca não pôde se estender mais que isto, pois uma rua chamada Racine na França é algo tão comum como uma rua de nome Getúlio Vargas no Brasil... Sem conseguirmos precisar a qual cidade pertencia o apartamento - e sem mesmo saber quando foi escrito esse bilhete à máquina de escrever -, cabe-nos apenas torcer para que tenha sido um bom negócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário