quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dentro do livro, um fantástico 1988

 Dentro dos livros que circulam pela Sapere Aude! Livros, nossa equipe sempre encontra curiosidades que nos fazem refletir sobre a vida e o passado. Esta aqui chamou nossa atenção pelas promessas futuras.

Trata-se de uma lista de pretensões para o ano de 1988 que ainda estaria por começar, mas escritos na forma de agradecimento, como se já tivessem acontecido:

Um emprego na Caixa Econômica Federal / Passar na faculdade / Trocar de carro / Felicidade, amor e saúde e muita, muita paz para meus familiares, amigos e eu / Um namorado que me entenda e seja compreensivo e que me ame muito
A autora do bilhete agradece ainda aos pais, antepassados, ao céu e à terra pelo ano de 1987.

Ulisses Guimarães
O ano de 1988  foi também o terceiro ano de mandato de José Sarney na Presidência da República e a inflação brasileira estava longe de dar trégua à população, o que pode ter dificultado a ela trocar de carro. Mas era o início de uma nova era para o país, com a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil - pela mesma Assembléia Constituinte, presidida por Ulisses Guimarães, que três meses antes havia aprovado o mandato de cinco anos para Sarney. Eram tempos de euforia.

Mas ela deve ter ficado feliz por não ter entrado na Caixa Econômica Federal por indicação, antes de 1988, ano em que o concurso público tornou-se obrigatório para o provimento dos cargos públicos no Brasil. Recentemente, a Seção Especializada em Dissídios Individuais I, do Tribunal Superior do Trabalho, julgou nula a contratação de empregado sem concurso público pela Caixa Econômica Federal antes da Constituição de 1988, que instituiu a exigência de concurso para o serviço público. A decisão teve como base o Decreto-lei 759 de 1969, que já determinava a seleção pública para a admissão de pessoal da Caixa. Sorte da autora, caso tenha passado nos concursos públicos que o banco estatal passou a realizar quase que anualmente desde então.

Sobre arrumar um novo namorado, compreensivo e amoroso, esperamos que a autora do bilhete tenha lido um dos grandes best sellers de 1988: "O Relacionamento Amoroso - Segredos e Mistérios da Intimidade Sexual", de Masters & Johnson.

Não sabemos se a autora do bilhete gostava de cinema, mas naquele ano viu-se a polêmica em torno de "A Última Tentação de Cristo", mas em um ano de ótimas produções adaptadas de grandes obras literárias como "Ligações Perigosas" e "A Insustentavel leveza do Ser", o grande premiado do Oscar foi o hoje quase esquecido "Rain Man", menos querido aos corações dos cinéfilos que as duas grandes comédias do ano: "Os Fantasmas se divertem" e "Um Peixe chamado Wanda". Talvez ela tenha preferido rir no conforto do sofá da sala com a estreia, na Rede Globo de Televisão, do "TV Pirata".

Uma nota triste marcou o fim do ano de 1988 no Brasil: o assassinato do ativista político Chico Mendes em Xapuri, no Acre - um fato que talvez tenha repercutido pouco na vida da autora do bilhete, mas que nos foge ao debate por não termos em mãos seus votos para 1989.




Nenhum comentário:

Postar um comentário